Ensino Fundamental
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"Formação contínua e a construção do saber docente de professores de apoio pedagógico especifico no ensino fundamental"
-
(In)Disciplina e normalização: modos de ser e de agir como objeto de registros em livros de ocorrências de escolas de Dourados-MS (2011-2019)
-
A 'reinvenção da escola'segundo o construtivismo pedagógico: para uma problematização da mudança educacional
-
A aparência física e estética dos indivíduos como determinantes para a inclusão ou exclusão: um novo olhar preconceituoso no meio escolar?
-
A arte de fazer arte na escola: resgate histórico e análise do cotidiano
-
A avaliação da aprendizagem no discurso das professoras da Escola Ciclada em Mato Grosso: um estudo de caso.
-
A cirança e o meio ambiente: uma proposta redimensionada de educação ambiental
-
A concepção discursiva de linguagem na prática pedagógica
-
A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE: PERCURSOS E PERCALÇOS
-
A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE FORMA COLABORATIVA: O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA - POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
-
A construção do "ser" criança na sociedade capitalista
-
A CONTRIBUIÇÃO DA FALA DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS
-
A dimensão escolar do curso d educação física da UFRN: pensando o trabalho pedagógico para pensar a formação docente
-
A Educação Ambiental na Práxis Pedagógica de Professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental
-
A educação ambiental no currículo das escolas públicas municipais de Diadema
-
A educação ambiental paraense na fala dos seus pioneiros
-
A educação continuada do diretor de escola: avaliação da política implementada pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas, no período de 1994 a 2000.
-
A escola e a criança de 1º grau
-
A formação de competências na Educação após a Lei nº 9394/96
-
A Geometria Urbana e a Modelagem Matemática: uma proposta para a construção dos conceitos de cônicas
-
A IMPLANTAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO RELIGIOSO NO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA: A ESPECIFICIDADE DE UM TRABALHO COLABORATIVO / THE IMPLEMENTATION OF THE RELIGIOUS EDUCATION CLASSES IN ARAUCÁRIA: THE SPECIFICITY OF A COLLABORATIVE WORK
-
A Importância da Educação Física no Ensino Fundamental de 1a. a 4a. série: o discurso e a prática
-
A inclusão de adolescentes em conflito com a lei em Londrina : um desafio para a escola pública
-
A inserção da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos: uma estratégia para delicadamente iniciar relacionamentos e comunicações
-
A inserção do professor nos anos iniciais do ensino fundamental: aspectos da constituição de sua identidade profissional
-
A Interação professor-aluno em sala de aula:a aquisição da escrita
-
A Interação Social Redimensionando o Processo de Avaliação em Matemática
-
A literatura no ensino fundamental e a BNCC
-
A participação no processo de municipalização da educação em São Leopoldo : do real ao possível e viável
-
A Política Nacional de Alfabetização e a produção da nova geração: um campo de disputa
-
A produção de sentidos para o brincar em um contexto de educação formal e sua repercussão na aquisição da linguagem escrita
-
A Prátca Pedagógica do Professor de Educação Física e a aprendizagem Significativa
-
A Prática da Educação Motora na Primeira Série Escolar, à Luz da Teoria Ecológica.
-
A resistência dos professores:o entrave quanto à Escola Ciclada da rede estadual de ensino em Rondonópolis-MT
-
A Temática Ambiental e a Escola de 1º. Grau
-
A Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: reflexões em encontros formativos integrados
-
Acordo MEC/USAODE - A Comissão do Livro técnico e do Livro Didático - COLTED (1966/1971)
-
Adriana Bedim de Souza
-
Adriana Eugênio de Souza Ponte
-
Adriana Oliveira de Arruda
-
Alfabetização e letramento literário no 2° ano do ensino fundamental de nove anos: funções e usos da literatura infantil
-
Alfabetização e poder na escola: um estudo de livros didáticos usados na formação do(a) professor(a) alfabetizador(a)
-
Alfabetização em tempos de pandemia
-
Alia Maria Barrios González Nunes
-
Aline Diniz Warken
-
Amanda Laura Siqueira Alt
-
Ana Carolina Rosendo Gonzalez Cintra Baptista
-
Ana Cristina Fagundes Schirmer
-
Ana Cristina Tavares Pimenta
-
Ana Luiza Santinato Faria
-
Ana Lúcia da Costa Baptista
-
Ana Maria Pereira
-
Ana Maria Vergne de Morais Oliveira
-
Ana Paula Cordeiro
-
Ana Paula Gomes Vieira Silva
-
Ana Paula Martins Flôres
-
Ana Paula Pagliosa Bastos
-
Ana Regina Ferreira de Barcelos
-
Anderson Altair Pinheiro de Macedo
-
Andressa Lenuska Sousa de Macedo
-
Andressa Mafezoni Caetano
-
Antonio Aparecido de Souza
-
Análise dos conteúdos de Língua Portuguesa do Programa "Ler e Escrever" em uma escola municipal de Ensino Fundamental.
-
Apesar de tudo; bem sucedidas. . . um estudo sobre alfabetizadoras de escolas públicas de periferia
-
Aprendizagem da Lectoescrita no AVA-Moodle pelas Crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental
-
APRENDIZAGEM ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA BNCC: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
-
As concepções da alfabetização no curso de Pedagogia da UFMS: Implicações para a prática pedagógica
-
As escolas de tempo integral na rede estadual de Teresina-PI: vivências de professores na prática educativa
-
As representações de alimentação no ensino fundamental.
-
Atividades investigativas, como estratégia para o ensino-aprendizagem em Ciências
-
Autonomia : do cliche aos aos paradoxos da pratica pedagogica
-
AUTORIDADE, (IN)DISCIPLINA, RESPEITO E SANÇÕES: reflexão sobre algumas questões do cotidiano pedagógico, à luz da teoria do desenvolvimento moral de Piaget
-
Avaliação do processo de ensino e aprendizagem em matemática: contribuições da teoria histórico-cultural.
-
Avaliação e Documentação Pedagógica na Educação Infantil: articulações e continudades no processo de transição para o Ensino Fundamental
-
Avaliação Formativa: concepções, práticas e dificuldades
-
Avaliações Externas nos 5ºs anos, Desafios pela Qualidade na escola Pública José Carlos da Costa Ribeiro em Fortaleza Ceará
-
Ação docente no ensino de Ciências no EJA na perspectiva histórico cultural
-
Beatriz Carmo Lima de Aguiar
-
Benedita Francisca Alves
-
Betina Rezze Barthelson
-
Caio Oliveira Di Migueli
-
Camila Fernanda da Silva Bandeira
-
Camila Paula Effgen Rieger
-
Carla Sass Sampaio
-
Carla Toscano Carneiro
-
Carline Santos Borges
-
Carlos Antonio Pereira Vianna
-
Carlos Gabriel Gallina Bonone
-
Cartografia da avaliação educacional no Brasil
-
Catia Maria Souza de Vasconcelos Vianna
-
Caticiane Belusso Serafini
-
Cecília Vieira do Nascimento
-
Cena da Prova Floripa: Interface com a prática curricular de professoras de ciências na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
-
Chaiane de Oliveira kadzerski
-
Ciclo Alfabetização:a produção textual
-
Clarissa Teixeira Kauss de Medeiros
-
Cláudia Hernandez Barreiros Sonco
-
Cláudia Kampus Mantovani
-
Corporeidade e dança: o protagonismo infantil nas aulas de Arte
-
Crianças em situação de acolhimento institucional e o ensino remoto: um olhar desde a epistemologia freiriana
-
Cristiane Fernandes
-
Cristiane Irinéa Silva
-
Cristiane Rodrigues de Jesus
-
Cristina Laclette Porto
-
Cristina Maria Campos
-
Cristina Pereira Gaglianone
-
Cristina Rolim Chyczy Bruno
-
Crizan Sasson Corrêa de Oliveira
-
Cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza: o conhecimento químico na formação de professores de ciências para o ensino fundamental
-
Daiane Pereira de Souza
-
Daniela Cristina Barros de Souza Marcato
-
Dariela Santos Passos
-
Das Escrituras à Escola Pública: a Educação Física nas séries iniciais do 1º Grau
-
Das intenções à ação: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental
-
Dayana Valéria Folster Antonio Schreiber
-
Deise Arenhart
-
Deise Susana de Souza
-
Desafios da educação em tempo integral na rede municipal de ensino de Uberlândia Minas Gerais: limites e possibilidades
-
Desenvolvimento e educação no contexto da família e da escola
-
Distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental: o caso da Rede Municipal de Ensino do Natal/RN
-
Diálogo ou heteronomia no ensino fundamental? : desenvolvimento moral, cultura e práticas educativas
-
Dulce Adriana dos Santos
-
Edmara da Costa Castro Dallabrida
-
Educação Ambiental no ensino fundamental uma contribuição á ação docente
-
Educação ambiental, representações sociais e formação de professores(as): de volta a escola com Monteiro Lobato
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SEGUNDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
-
Educação, Saúde, Meio Ambiente e Políticas Públicas: o que pensam os professores?
-
Elcilene Neves de Araujo Ribas
-
Elen Maisa Alves da Silva
-
Eleodora dos Santos Leonardi
-
Eles são analfabetos, como posso ensiná-los ? As quintas séries e seus professores
-
Eliana de Oliveira Teixeira
-
Eliane Dominico
-
Eliane Felisbino
-
Eliane Maria Cocco
-
Elisa Alves de Almeida
-
Elisabete Pereira Fernandes
-
Elisete Santana da Cruz França
-
Elvira Cristina Martins Tassoni
-
Ensino fundamental de nove anos no município de São Paulo: um estudo de caso.
-
Entre a educação infantil e o ensino fundamental: Uma análise das vivências espaço-temporais das infâncias
-
Erick Rodrigo Bucioli
-
EU PESQUISO, TUPESQUISAS, ELES... E QUEM ENSINA E QUEM APRENDE MATEMÁTICA? Um estudo sobre a produção acadêmica do GT Educação Matemática - Anped (2000-2007).
-
Eunice Souza da Silva
-
Evellyze Martins Reinaldo Pinho
-
Fernanda dos Santos Formentin
-
Fernando Francisco de Freitas
-
Flávia Graziela Moreira Passalacqua
-
Formação de professores para o ensino básico em Moçambique: análise do modelo de formação 10ª + 1 ano, caso dos Institutos de Formação da Província de Nampula (2007 - 2016).
-
Francisco de Assis Costa da Silva
-
Fábio Augusto Brugnerotto
-
Fábio Augusto de Oliveira Santos
-
Gabriella Thais Schorn
-
Geografia e Arte no ensino fundamental : reflexões teóricas e procedimentos metodológicos para uma leitura da paisagem geográfica e da pintura abstrata
-
Giana Amaral Yamin
-
Gilcelene Bruzon
-
Giovana Aparecida Kruker
-
Giovana Tolesani Camargo Barbosa
-
Giovani Rosa Delazeri
-
Gisele Gonçalves
-
Gislaine Rodrigues Matias
-
Gláucia Maria da Costa Santos
-
Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores/GEPFIP/UFMS/Campus de Aquidauana.
-
Helena Grinberg da Silva Barcelos
-
História e cultura afro-brasileira na nova proposta curricular de história de 5ª a 8ª séries ds rede oficila do estado de São Paulo
-
Ilana Laterman
-
Impacto das políticas de financiamento da educação no desenvolvimento local
-
implementação da BNCC em um município do ABC Paulista na perspectiva dos gestores escolares
-
In)disciplina na Escola
-
Ingrid Anelise Lopes
-
Interdisciplinaridade: compreensão e prática na escola de ensino fundamental
-
Isaac Rodrigues Saglia
-
Isabel Cristina das Chagas Oliveira
-
Jacqueline Ferreira de Mesquita
-
Janaína Silva Gondin
-
Janete de Souza dos Santos
-
Jaqueline Câmara Leite
-
Jean Leonardo Loss Machado
-
Jehnny Zélia Kalb Facchi
-
Jessé Camatari Reis
-
Jonathan Fernandes de Aguiar
-
José Cesar Sagrilo
-
Joze Medianeira dos Santos de Andrade
-
Juliana Achcar
-
Juliana Batista Faria
-
Juliana Prochnow dos Anjos
-
Juliane Ribeiro de Almeida
-
JUSSARA CRISTINA BARBOZA TORTELLA
-
Jória Pessôa de Oliveira Silva
-
Karine Maria Heidemann
-
Karla Patrícia Nepomuceno Rocha Felinto do Amaral
-
Katia Maria Monte Vasconcelos
-
Katlen Böhm Grando
-
Lea Pinheiro Paixão
-
Leandro Henrique de Jesus Tavares
-
Leandro Salmagi Coutinho
-
Leliane Regina Ortega
-
Letícia Arruda
-
Ligia Michele Alves Rodrigues
-
Lilian Maria Carminato Conti
-
Lilian Piorkowsky dos Santos
-
LINGUAGEM ESCRITA E MEDIAÇÃO DOCENTE: QUAL A RELAÇÃO?
-
Lisane Teixeira Dantas Menezes
-
Lição, deveres, tarefas, para casa: novas e velhas prescrições para professoras
-
Lorena Bezerra Vieira
-
Luciana Ponce Bellido Giraldi
-
Luciana Tomé de Souza Castilho
-
Luciana Vieira Parra
-
Lucimara Cristina de Paula
-
Lucimara Rabel
-
Luzia Siqueira Vasconcelos
-
Magno Fernando Almeida Nazaré
-
Maiza Messias Gomes
-
Malva Auxiliadora Lobo Nery
-
Manual de alfabeticao de adultos de Taruma/SP: com fundamentos linguisticas em Paulo Freire e Emelia Ferreiro
-
MANUELA CASSIA DA SILVEIRA GOMES
-
Mara Lopes Figueira de Ruzza
-
Marcelo Laranjeira Duarte
-
Marcia Nagel Cristofolini
-
Margarete Ferreira do Vale de Sousa
-
Margarida Maria de Almeida Rodrigues da Silva
-
Maria Alice Schida Corrêa
-
Maria Celina Piva
-
Maria Conceição Coppete
-
Maria Cristina Ribas Rosinski
-
Maria da Luz Farias
-
Maria de Lourdes Correia Pimentel
-
Maria Eliza Chierighini Pimentel
-
MARIA FABRÍCIA DE MEDEIROS
-
Maria Helena Galvao Frem Dias-da-Silva
-
Maria Lucia Morrone
-
Maria Luisa Cassaniga Alves de Lima
-
Maria Luíza da Silva
-
Maria Lígia Pompeu Gentini
-
Maria Raquel Barreto Pinto
-
Maria Soledad Gómez
-
Maria Vilma da Silva
-
Mariam Jalal Magnavita
-
Mariana dos Reis Santos
-
Marianne da Cruz Moura Dantas de Rezende
-
Mario Cezar de Souza Costa Conceição
-
Mariza Pinto de Queiroz
-
Marta Jordanna Queiroz Ouriques
-
Mary Lúcia Pedroso Konrath
-
Marília Costa Dias
-
Matemática em uma dimensão interdisciplinar: leitura e escrita de poesias e paródias
-
Mauren Elisabeth Silva Medeiros Vieira
-
Maísa Mara de Magalhães Pereira
-
Me jogaram aqui porque eu fiz 15 anos: Biopolítica da Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos em Belém-PA
-
Milene dos Santos Figueiredo
-
Milene Vasconcelos Leal
-
Monica Fantin
-
Motivação para aprender na escola: um estudo sobre uma classe de 7ª série do Ensino Fundamental
-
Márcia Baiersdorf Araújo
-
Márcia Cristina Lima Pereira
-
Márcia Regina Melchior Landim
-
Mônica Machado Guimarães de Magalhães
-
Nadia Pedrotti Drabach
-
Narrativas de aprendizaje del profesor cuando se participa en proyectos interdisciplinarios.
-
Neiva Virginia de Carvalho
-
Nilcinéia Neves Longobuco
-
Nilva Bonetti
-
No caderno da criança, o retrato da escola
-
Norma Shizuko Shiosawa Kimura
-
Novos olhares sobre a Relação Cinema e Educação: introdução da linguagem cinematográfica na escola
-
Não é que eu sei ser professora!: formação continuada e construção do currículo da matemática para o ciclo de alfabetização
-
O ATO DE ASSUMIR PAPÉIS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE HETERÔNIMO E SUAS IMPLICAÇÕES MORAIS
-
O BRINCAR COMO EXPERIÊNCIA: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE PRIMEIRA SÉRIE DE UMA ESCOLA PÚBLICA RURAL
-
O ciclo básico de alfabetização em Minas Gerais - o risco da fogueira
-
O desafio de ensinar-aprender Matemática no curso noturno: um estudo das crenças de estudantes de uma escola da periferia de Belo Horizonte
-
O desenho infantil na formação do leitor durante a alfabetização
-
O desenvolvimento do pensamento algébrico no 6º ano do Ensino Fundamental: estudo de uma proposta de ensino desenvolvida com uma classe de uma escola privada de Belo Horizonte (MG)
-
O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MORAL POR MEIO DA TÉCNICA DA DISCUSSÃO MORAL: estudo realizado com alunos do Ensino Fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa
-
O ensino da Geografia no curso de Pedagogia
-
O ensino de Geografia no processo de formação e ação de professores do ensino fundamental I
-
O ensino de geometria para alunos com Deficiência visual: Uma proposta educacional utilizando de materiais manipulativos O ensino de geometria para alunos com Deficiência visual: Uma proposta educacional utilizando de materiais manipulativos
-
O envolvimento de pais no ensino fundamental: um estudo exploratório da rede pública do município de Itajaí
-
O jogar e o aprender no contexto educacional: uma falsa dicotomia
-
O Jogo -Lançando A Moeda'
-
O LUGAR DO CORPO NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA MORAL E INTELECTUAL DAS CRIANÇAS: SEMENTES DE TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
-
O Lúdico como ferramenta de aprendizagemda matemática para alunos do 7º ano
-
O Posicionamento dos professores em relação ao envolvimento de pais
-
O processo de avaliação no ensino e aprendizagem de matemática
-
O Programa de Educação Continuada da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no período de 2001 a 2002.
-
O Programa PEC/Formação Universitária: Alternativa para Formação Docente na Idade Mídia
-
O racicocínio combinatório e probabilístico de alunos do 6o. ano do Ensino Fundamental
-
O Relacionamento Afetivo do Educador com a Criança Hiperativa
-
O saber escolarizado e o projeto de vida de alunos de 5a. série
-
O USO DO CONHECIMENTO COTIDIANO NA SALA DE AULA: REPERCUSSÕES ENTRE OS ALUNOS
-
Orientacao Educacional No Cotidiano das Primeiras Series do I Grau
-
Os docentes e o planejamento educacional : estudo de caso sobre o "Programa São Paulo faz Escola" em três escolas públicas estaduais de Votorantim-SP
-
Os Jogos como Recursos Pedagógicos no Colégio de Aplicação João XXIII: UM ESTUDO DE CASO.
-
Ozeneide Venancio de Mello Machado
-
Patrícia Cralcev Azevedo
-
Patrícia Guarany Cunha Santos
-
Patrícia Silva Carneiro
-
Paula Cortinhas de Carvalho Becker
-
Paulo Burlamaqui da Silva Filho
-
Pedro Cabral Filho
-
PENSAMENTO NARRATIVO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ESTUDO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DE ATIVIDADE DE ÁLGEBRA
-
Políticas curriculares em cena no município de Santo André: desafios do coordenador pedagógico (2019-2020)
-
Porfª Drª Rosângela de Fátima Cavalcante França
-
Priscila da Silva Bugs
-
Priscila Menarin Cesário
-
Priscilla dos Santos Bagagí
-
Priscilla Heleonora Messias Pereira dos Santos
-
Projetos de Reforço e Recuperação na organização dos ciclos
-
Prática docente em Educação Ambiental: pesquisa-ação colaborativa em uma escola pública estadual
-
Práticas de Letramento no Ensino Fundamental: Vozes das Professoras
-
Que valores os adolescentes valorizam?
-
Rafael Nunes Braga
-
Reflexões sobre o Corpo Infantil nos Primeiros An0os Escolares: silenciamento ou Expressão?
-
Regras e respeito: quais são as regras que os adolescentes respeitam?
-
Relação família e escola - um diálogo possível?
-
Renata Sieiro Fernandes
-
Representações de escolares sobre as aulas de educação física: estudo exploratório
-
REPROVAÇÃO E INTERRUPÇÃO ESCOLAR DE ALUNOS DAS QUINTAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: O DIFÍCIL PERCURSO PARA CONTINUIDADE DOS ESTUDOS
-
Revisão sistemática de estudos sobre a contação de histórias (storytelling) como facilitadora da aprendizagem no ensino fundamental
-
Rita de Cássia Reis
-
Rita Patrícia Cáceres de Laforet
-
Rosele Martins Batista
-
Roseli Marianna dos Santos Souto
-
Rosimeire De Jesus Caldeira
-
Rosméri Hermes
-
Saberes necessários ao professor: uma aproximação do conceito de autonomia e de suas implicações para o desenvolvimento da profissão docente
-
Sandra Lima de Vasconcelos Ramos
-
Sandra Regina Pires de Araujo
-
Silvano Kruchelski
-
Silvia Cristina Costa Gomes
-
Simone De Mamann Ferreira
-
Simone Gonçalves Reganhan
-
Sirley Aparecida de Souza
-
Sueli Pecci Passerini
-
Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli
-
Sylvie Bonifácio Klein
-
Tatiana Gloor Teixeira
-
Teatro de fantoche como instrumentação para formação de professores
-
TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE LETRAS: UM ESTUDO DOS FUNDAMENTOS E PROPOSIÇÕES METODOLÓGICAS
-
Terezinha de Jesus Dias Pacheco
-
Thais Cristina de Oliveira
-
Thais Nogueira Penido
-
Thaís Cristina Coelho de Ornelas Salasar
-
Tânia Mara Cruz
-
Tânia Maria Fernandes Oliveira
-
Um Estudo sobre revisão textual de alunos do nono ano do Ensino Fundamental em perspectiva discursiva
-
Uma análise sobre as atividades de probabilidade propostas nos livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
-
UMA DÉCADA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ENFOQUE NOS RESULTADOS EDUCACIONAIS
-
Uma Introdução ao Pensamento Combinatório no 9o ano do Ensino Fundamental
-
Valéria Alves de Lima
-
Vicente Molina Neto
-
Viviane Patricia Colloca Araujo
-
Walkiria Gonçalves Reganhan
-
Walquíria Silva Lúcio
-
Érica Myeko Ohara Itoda